Marcio Nunes

Marcio nunes secretario do turismo do Paraná deputado estadual

Cores, cheiro e gosto do Paraná

Meus amigos, quando se fala na identidade de um estado ou região e de seu povo, imediatamente pensamos em alguns atributos – o sotaque, as belezas naturais, mas especialmente as comidas e bebidas típicas de cada região.

A ligação da gastronomia com a identidade regional é fortíssima em todo o mundo, e no Brasil não é diferente: ligamos a Bahia ao acarajé, o Rio Grande do Sul ao churrasco, Minas Gerais ao queijo e à cachaça, o Rio de Janeiro à feijoada… exemplos não faltam.

Mas, e o Paraná?

Nós temos aqui alguns pratos típicos que são a “nossa cara”, como o barreado do litoral, a carne de onça curitibana, o carneiro no buraco de Campo Mourão, o porco no rolete de Toledo, e, claro, talvez o mais importante de todos: o pinhão – e a infinidade de pratos dele derivados.

Mas não é só.

O Paraná é um dos estados que mais se destaca nacionalmente em termos de produtos com registro de Indicação Geográfica (IG). Dos 101 existentes no Brasil, 12 são paranaenses! Somos o terceiro com mais certificados no Brasil, atrás apenas de Minas Gerais (16) e Rio Grande do Sul (13).

O reconhecimento passou a ser concedido no Brasil há duas décadas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e serve para atestar a reputação e valor diferenciado dos produtos que são caracterizados pelo seu local de origem, garantindo a eles uma identidade própria e gerando efeitos positivos na economia regional.

Os 12 produtos paranaenses que obtiveram a IG até o momento são as uvas de Marialva, o barreado do Litoral, a bala de banana de Antonina, o melado de Capanema, a goiaba de Carlópolis, o queijo de Witmarsum, o café do Norte Pioneiro, o mel da região Oeste, o mel de Ortigueira, a erva-mate de São Mateus do Sul, o morango do Norte Pioneiro e os vinhos de Bituruna.

Todos apresentam uma qualidade única, fruto da combinação proporcionada pela disponibilidade de recursos naturais, como solo, vegetação e clima, e processos específicos utilizados na sua produção.

Mas já há, ainda, outros produtos paranaenses em vias de conquistar a certificação – é o caso do ginseng de Querência do Norte; das fabulosas ostras de Guaratuba; da cracóvia de Prudentópolis; das tortas de Carambeí; e da própria carne de onça curitibana, dentre outros. Em breve, pelo andar da carruagem, o Paraná pode chegar ao número 1 do ranking.

Esse é um motivo de muito orgulho para todos os paranaenses.

São produtos com cores, gosto e cheiro de Paraná, dos quais devemos nos orgulhar, prestigiar, promover e oferecer para quem aqui chega.

Afinal, cada um desses produtos carrega um pouco de nossa identidade.

Marcio Nunes é secretário do Turismo do Paraná

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