Meus amigos, nesta quarta-feira, 27 de setembro, celebra-se o Dia Mundial do Turismo, data estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) como o objetivo principal de ressaltar a importância econômica, social e cultural dessa atividade em todo o planeta.
E poucos dias depois, em 6 de outubro, comemoramos aqui no Paraná o Dia do Turismo Estadual, efeméride criada com o intuito de incentivar o turismo em todos os cantos do nosso estado, além dos grandes polos. O dia foi escolhido para celebrar a data em que a RETUR (Rede de Turismo Regional), do meu amigo professor Jacó Gimenes, foi credenciada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) pelo Ministério da Justiça.
São datas importantes em nosso calendário, e o atual panorama do turismo paranaense nos dá ainda mais motivos para comemorar.
Senão, vejamos: em 2023, até o momento, o Paraná é o segundo estado do Brasil com maior crescimento nas atividades turísticas, segundo o IBGE (11,3%), atrás apenas de Minas Gerais.
Muita gente não sabe, mas o Paraná é a terceira principal “porta de entrada” dos turistas estrangeiros no Brasil! Em 2022 foram mais de 522 mil turistas que entraram no país pelo Paraná, atrás apenas de São Paulo (1,5 milhão) e Rio de Janeiro (652 mil).
E, a partir de dezembro, vamos ampliar esse número ainda mais com a chegada dos cruzeiros turísticos em Paranaguá, numa parceria com a operadora MSC, uma das maiores do mundo. Serão milhares de novos visitantes do Brasil e do exterior a cada em nosso litoral a cada temporada.
Isso sem contar que 2023 está sendo um ano com quebras de recorde. O Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, recebeu em julho o maior número de visitantes em um mês desde que foi inaugurado, em 2001: foram 47.500 pessoas. O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz, recebeu a visita de 124.605 turistas brasileiros em julho deste ano, superando a marca de 2019 – até então o melhor registro de visitação de todos os tempos e anterior à pandemia.
Já o Parque Vila Velha bateu recordes de visitação no mês de maio de 2023: foram 5.424 pessoas, quase o dobro do mesmo mês em 2019, quando registrou 2.396 visitantes. Já a famosa Linha Turismo da capital, que conecta os viajantes pelos principais pontos turísticos da cidade, atingiu seu recorde histórico de embarques no mês de julho: foram 25.500 passageiros no mês!
Mas queremos mais! Por isso, a Secretaria do Estado do Turismo tem ampliado a participação do estado em feiras e eventos nacionais e internacionais para divulgar os atrativos do estado junto aos turistas e ao trade – agentes de viagem e companhias turísticas. Somente em 2023 serão um total de 70 eventos com a participação ou a parceria da Setu, seja aqui dentro do Paraná, em outros estados e até mesmo em outros países – é o maior número da história!
Por outro lado, todo esse volume de turistas também aumenta nosso compromisso em receber bem. Quem viajou, já sabe: a forma como você é tratado em um lugar é fundamental para que se desperte o desejo de voltar outras vezes. Por isso, a qualificação profissional é tão importante, gerar excelência na mão de obra voltada para as áreas que envolvem o atendimento aos visitantes. Por isso, a Setu e o Viaje Paraná estão investindo na área de qualificação. Somente este ano, em parceria com o Senac e a Fecomércio, são 4 mil vagas para 27 cursos totalmente gratuitos nas áreas de hotelaria, gastronomia, eventos, recepção turística e tecnologia ligada ao turismo.
Estamos vivendo um momento especial no turismo paranaense, em uma grande aposta do governo do estado nessa indústria que em todo o mundo tem sido uma das molas propulsoras da criação de empregos, da geração de renda e da proteção ao meio ambiente.
Marcio Nunes é secretário do Turismo do Paraná
A região da Rotas do Pinhão (Grande Curitiba e Campos Gerais) contratou 2.578 pessoas para o setor em 2023, seguida pela região denominada Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, com 1.179. O Norte do Paraná aparece em terceiro lugar com 755 novas contratações.
São 18 representantes do turismo paranaense, voltados a diversos segmentos. Os produtos apresentados são de hotelaria, transportes, gastronomia, passeios nacionais e internacionais e até turismo de aventura.
A população recebeu informações turísticas sobre passeios e atrativos do Estado, além de participar de uma pesquisa de demanda que busca identificar o perfil dos turistas.
A partir desta terça-feira, 02 de janeiro, as atrações circenses entram em cena na programação do Verão Maior Paraná. Morretes recebe o primeiro espetáculo da temporada com o Circo Salgueiro, que levará ao litoral uma apresentação com mágicos, malabaristas, trapezistas, equilibristas e palhaços.
Em Matinhos, os shows acontecerão no Balneário Flamingo. Em Pontal do Paraná, a arena fica no Centro de Eventos Marisol, no Balneário Marisol. Luan Santana, Roupa Nova, É o Tchan, Jorge e Mateus, Zezé Di Camargo e Luciano, Dudu Nobre, Chiclete Com Banana, Raça Negra, Guilherme e Benuto e Hugo e Guilherme são algumas das atrações confirmadas.
Foram cerca de 1,6 mil empresas abertas de janeiro a outubro, quase o dobro do registrado durante todo ano de 2022. Dados estão compilados na nova plataforma criada pela Secretaria do Turismo.
O Sistema de Inteligência Turística do Paraná (SiTU), que integra dados estatísticos sobre o setor no Estado, agora também trará informações com base no Censo 2022, no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e referentes às visitações em parques estaduais e no Parque Nacional do Iguaçu.
Programação cultural terá 27 shows com atrações nacionais e 34 de artistas paranaenses, além de atrações na costa Noroeste. Bombeiros e guardas-civis terão reforço no efetivo para prevenção e atendimento a acidentes, enquanto o policiamento reforçado ajudará as cidades, praias, shows e rodovias.
De acordo com a “Pesquisa Empresarial do Turismo no Paraná 2023”, 400 empresas foram abertas nos últimos quatro anos. Para 58,2% dos participantes a expectativa é de expandir os negócios nos próximos seis meses.
O recurso foi destinado a fundo perdido pela Secretaria de Estado das Cidades e vai ajudar a desenvolver o turismo na região, além de melhorar a mobilidade da população e agilizar o escoamento da produção agrícola.
Foram cerca de 1.300 pessoas recepcionadas nesta sexta-feira (08) e 400 na semana passada, quando começaram os embarques e desembarques para esse segmento. Nas duas primeiras semanas todas as cabines do MSC Lírica foram preenchidas.
Domingo, você sabe. O cozinheiro sou eu! O costelão fogo de chão é uma receita tradicional.
O Litoral do Paraná se tornou oficialmente um destino dos cruzeiros internacionais. Nesta sexta-feira (1), a operadora MSC Cruzeiros inaugurou sua rota no Estado com a primeira parada do navio MSC Lirica no Porto de Paranaguá. Serão 15 escalas na temporada 2023/24.
O Paraná é organizado em 19 Regiões Turísticas e tem 220 municípios inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro. Novas leis aumentam as possibilidades de convênios com prefeituras e outras entidades para viabilizar investimentos necessários ao setor.
Expectativa é a criação de milhares postos de trabalho a partir destas negociações. Promovido em parceria com a secretaria estadual do Turismo, o evento foi realizado no Paraná de forma pioneira em água doce.
As contempladas foram Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, Terra dos Pinheirais, Vales do Iguaçu e Adetur Litoral. Os recursos, oriundos do tesouro estadual, podem ser utilizados pelas IGR’s para fomento das atividades da sua região ou até mesmo na divulgação dos destinos turísticos.
O secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, e o ministro do Turismo, Celso Sabino, apresentaram nesta terça-feira (21), em Cascavel, no Oeste do Estado, as ações do Fungetur (Fundo Geral de Turismo) e do Cadastur (Cadastro de Prestadores Turísticos), que passaram por adaptações recentes.
Domingo, você sabe. O cozinheiro sou eu! O Ossobuco é uma das melhores receitas.
Receita da Leitoa assada desossada recheada inteira.
Acompanhado de representantes da Secretaria do Turismo do Paraná, o ministro do Turismo, Celso Sabino, conheceu nesta segunda-feira três importantes atrativos turísticos da região dos Campos Gerais, no Paraná: o Parque Estadual de Vila Velha, o Buraco do Padre, o Museu de Ciências Naturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Parque Histórico de Carambeí.