Meus amigos, o Paraná será um dos primeiros estados a contar com uma metodologia exclusiva para mensurar e avaliar economicamente a atividade turística no estado e nos municípios ao longo do tempo.
O estudo será viabilizado por meio de um termo de cooperação que firmamos nesta terça-feira entre a Secretaria de Estado do turismo (Setu) e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), com o objetivo de criar e desenvolver colaborativamente, baseado em dados e estatísticas, o Índice de Desempenho da Atividade Turística no Paraná (IDAT-PR).
O levantamento, inédito no estado, será realizado por técnicos das duas pastas num universo de oito indicadores estaduais e municipais, que vão desde o índice de emprego em segmentos ligados ao turismo até o volume de investimento no turismo em comparação com o orçamento total de cada município. Será uma ferramenta importante e confiável para a tomada de decisões, pois abrangerá municípios de todo o estado e totalmente realizada com base em informações oficiais.
Ter em mãos informação correta e dados precisos é fundamental para se criar políticas públicas e direcionar recursos e programas de forma tecnicamente embasada. Criamos na Setu um Departamento de Inteligência que vem realizando uma série de pesquisas e estudos importantes e agora contaremos também com toda a expertise do Ipardes, órgão que é referência nacional nesta área de levantamento de estatísticas e criação de índices, para a formatação de um novo instrumento que será, sem dúvida alguma, um grande direcionador do nosso programa de governo.
O índice terá sua primeira edição publicada no final de 2023, e será atualizado anualmente para que os gestores do estado e dos municípios possam acompanhar a performance de seus indicadores.
A Secretaria do Turismo do Paraná (Setu-PR) está publicando desde o início de 2023 uma série de levantamentos temáticos que vão ajudar na criação e orientação de políticas públicas para o setor no Paraná. São documentos elaborados com base nas estatísticas já existentes e monitoradas nos últimos anos. O objetivo é consolidar e ampliar esses estudos para as próximas edições, além de incorporar novos levantamentos.
A análise de dados atualizados e séries históricas é fundamental para a implantação de políticas públicas no setor, com segurança e celeridade. Agora buscamos essa parceria com o Ipardes no intuito de unir esforços para o conhecer melhor o setor turístico paranaense, baseado em dados e estatísticas, a fim de acompanhar o desenvolvimento da atividade e subsidiar o estabelecimento de estratégias, diretrizes e recomendações relativas ao turismo no Paraná.
Marcio Nunes é secretário do Turismo do Paraná
A região da Rotas do Pinhão (Grande Curitiba e Campos Gerais) contratou 2.578 pessoas para o setor em 2023, seguida pela região denominada Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, com 1.179. O Norte do Paraná aparece em terceiro lugar com 755 novas contratações.
São 18 representantes do turismo paranaense, voltados a diversos segmentos. Os produtos apresentados são de hotelaria, transportes, gastronomia, passeios nacionais e internacionais e até turismo de aventura.
A população recebeu informações turísticas sobre passeios e atrativos do Estado, além de participar de uma pesquisa de demanda que busca identificar o perfil dos turistas.
A partir desta terça-feira, 02 de janeiro, as atrações circenses entram em cena na programação do Verão Maior Paraná. Morretes recebe o primeiro espetáculo da temporada com o Circo Salgueiro, que levará ao litoral uma apresentação com mágicos, malabaristas, trapezistas, equilibristas e palhaços.
Em Matinhos, os shows acontecerão no Balneário Flamingo. Em Pontal do Paraná, a arena fica no Centro de Eventos Marisol, no Balneário Marisol. Luan Santana, Roupa Nova, É o Tchan, Jorge e Mateus, Zezé Di Camargo e Luciano, Dudu Nobre, Chiclete Com Banana, Raça Negra, Guilherme e Benuto e Hugo e Guilherme são algumas das atrações confirmadas.
Foram cerca de 1,6 mil empresas abertas de janeiro a outubro, quase o dobro do registrado durante todo ano de 2022. Dados estão compilados na nova plataforma criada pela Secretaria do Turismo.
O Sistema de Inteligência Turística do Paraná (SiTU), que integra dados estatísticos sobre o setor no Estado, agora também trará informações com base no Censo 2022, no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e referentes às visitações em parques estaduais e no Parque Nacional do Iguaçu.
Programação cultural terá 27 shows com atrações nacionais e 34 de artistas paranaenses, além de atrações na costa Noroeste. Bombeiros e guardas-civis terão reforço no efetivo para prevenção e atendimento a acidentes, enquanto o policiamento reforçado ajudará as cidades, praias, shows e rodovias.
De acordo com a “Pesquisa Empresarial do Turismo no Paraná 2023”, 400 empresas foram abertas nos últimos quatro anos. Para 58,2% dos participantes a expectativa é de expandir os negócios nos próximos seis meses.
O recurso foi destinado a fundo perdido pela Secretaria de Estado das Cidades e vai ajudar a desenvolver o turismo na região, além de melhorar a mobilidade da população e agilizar o escoamento da produção agrícola.
Foram cerca de 1.300 pessoas recepcionadas nesta sexta-feira (08) e 400 na semana passada, quando começaram os embarques e desembarques para esse segmento. Nas duas primeiras semanas todas as cabines do MSC Lírica foram preenchidas.
Domingo, você sabe. O cozinheiro sou eu! O costelão fogo de chão é uma receita tradicional.
O Litoral do Paraná se tornou oficialmente um destino dos cruzeiros internacionais. Nesta sexta-feira (1), a operadora MSC Cruzeiros inaugurou sua rota no Estado com a primeira parada do navio MSC Lirica no Porto de Paranaguá. Serão 15 escalas na temporada 2023/24.
O Paraná é organizado em 19 Regiões Turísticas e tem 220 municípios inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro. Novas leis aumentam as possibilidades de convênios com prefeituras e outras entidades para viabilizar investimentos necessários ao setor.
Expectativa é a criação de milhares postos de trabalho a partir destas negociações. Promovido em parceria com a secretaria estadual do Turismo, o evento foi realizado no Paraná de forma pioneira em água doce.
As contempladas foram Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, Terra dos Pinheirais, Vales do Iguaçu e Adetur Litoral. Os recursos, oriundos do tesouro estadual, podem ser utilizados pelas IGR’s para fomento das atividades da sua região ou até mesmo na divulgação dos destinos turísticos.
O secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, e o ministro do Turismo, Celso Sabino, apresentaram nesta terça-feira (21), em Cascavel, no Oeste do Estado, as ações do Fungetur (Fundo Geral de Turismo) e do Cadastur (Cadastro de Prestadores Turísticos), que passaram por adaptações recentes.
Domingo, você sabe. O cozinheiro sou eu! O Ossobuco é uma das melhores receitas.
Receita da Leitoa assada desossada recheada inteira.
Acompanhado de representantes da Secretaria do Turismo do Paraná, o ministro do Turismo, Celso Sabino, conheceu nesta segunda-feira três importantes atrativos turísticos da região dos Campos Gerais, no Paraná: o Parque Estadual de Vila Velha, o Buraco do Padre, o Museu de Ciências Naturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Parque Histórico de Carambeí.