O estande da Secretaria do Turismo no Show Rural, em Cascavel, no Oeste, acolhe diversos parceiros para apresentar os produtos turísticos do Estado, especialmente focados no agronegócio. São 18 participantes do trade no estande de 100 m². Os produtos apresentados são de hotelaria, transportes, gastronomia, passeios nacionais e internacionais, e até turismo de aventura.
“Levar as empresas que atuam no segmento para feiras e eventos é essencial para mostrar que o Paraná tem infraestrutura para receber turistas do Brasil e do mundo todo. Queremos apresentar nosso potencial em eventos importantes como o Show Rural, por onde passam milhares de pessoas”, destacou o secretário do Turismo, Márcio Nunes.
Entre eles está a Cooptur (Cooperativa Paranaense de Turismo), que é formada por empreendedores turísticos e a única do País que atua no formato de venda de produtos turísticos, atualmente englobando 14 municípios. O objetivo da cooperativa, que participa pela primeira vez do Show Rural, é promover o turismo rural.
“Para nós está sendo uma oportunidade de mostrar os produtos dos cooperados e também de vendermos o que temos, que são roteiros customizados com o objetivo de mostrar a força do agro paranaense”, destacou o vice-presidente e diretor executivo da cooperativa, Márcio Miranda.
Outra atração do estande é o trator utilizado para a prática de “arrancadão”, tradicional evento realizado em Maripá, no Oeste do Estado, todo mês de abril. A máquina foi levada para o Show Rural pela IGR (Instância de Governança Regional) Riquezas do Oeste. “É um trator modificado para fazer arrancadão, que é um dos carros-chefes da nossa região turística. O trator está exposto para que as pessoas conheçam essa modalidade”, disse a diretora executiva da IGR, Kátia Muller.
São duas IGRs participando da feira. A outra é a Adetur Cataratas e Caminhos. Ambas são responsáveis pela promoção do turismo de 35 municípios da região Oeste.
Também integram o estande do turismo representantes de empresas da gastronomia, transportes e hotelaria. São elas: Convention & Visitors Bureaus; Termas Águas do Verê; Jurema Águas Quentes; Família Madalosso; Maestro Thermas Park Hotel; Costa Neves Internacional LTDA.; Princesa dos Campos; Grupo Mentalize Inc. LTDA.; Grupo Gramado Parks; JL Hotel By Bourbon; TS Company Digital; Êxitos Eventos; Grupo Cellmotion; City Center Outlet Premium; Viale Hoteis Foz do Iguaçu.
Publicado em AEN/PR
A região da Rotas do Pinhão (Grande Curitiba e Campos Gerais) contratou 2.578 pessoas para o setor em 2023, seguida pela região denominada Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, com 1.179. O Norte do Paraná aparece em terceiro lugar com 755 novas contratações.
São 18 representantes do turismo paranaense, voltados a diversos segmentos. Os produtos apresentados são de hotelaria, transportes, gastronomia, passeios nacionais e internacionais e até turismo de aventura.
A população recebeu informações turísticas sobre passeios e atrativos do Estado, além de participar de uma pesquisa de demanda que busca identificar o perfil dos turistas.
A partir desta terça-feira, 02 de janeiro, as atrações circenses entram em cena na programação do Verão Maior Paraná. Morretes recebe o primeiro espetáculo da temporada com o Circo Salgueiro, que levará ao litoral uma apresentação com mágicos, malabaristas, trapezistas, equilibristas e palhaços.
Em Matinhos, os shows acontecerão no Balneário Flamingo. Em Pontal do Paraná, a arena fica no Centro de Eventos Marisol, no Balneário Marisol. Luan Santana, Roupa Nova, É o Tchan, Jorge e Mateus, Zezé Di Camargo e Luciano, Dudu Nobre, Chiclete Com Banana, Raça Negra, Guilherme e Benuto e Hugo e Guilherme são algumas das atrações confirmadas.
Foram cerca de 1,6 mil empresas abertas de janeiro a outubro, quase o dobro do registrado durante todo ano de 2022. Dados estão compilados na nova plataforma criada pela Secretaria do Turismo.
O Sistema de Inteligência Turística do Paraná (SiTU), que integra dados estatísticos sobre o setor no Estado, agora também trará informações com base no Censo 2022, no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e referentes às visitações em parques estaduais e no Parque Nacional do Iguaçu.
Programação cultural terá 27 shows com atrações nacionais e 34 de artistas paranaenses, além de atrações na costa Noroeste. Bombeiros e guardas-civis terão reforço no efetivo para prevenção e atendimento a acidentes, enquanto o policiamento reforçado ajudará as cidades, praias, shows e rodovias.
De acordo com a “Pesquisa Empresarial do Turismo no Paraná 2023”, 400 empresas foram abertas nos últimos quatro anos. Para 58,2% dos participantes a expectativa é de expandir os negócios nos próximos seis meses.
O recurso foi destinado a fundo perdido pela Secretaria de Estado das Cidades e vai ajudar a desenvolver o turismo na região, além de melhorar a mobilidade da população e agilizar o escoamento da produção agrícola.
Foram cerca de 1.300 pessoas recepcionadas nesta sexta-feira (08) e 400 na semana passada, quando começaram os embarques e desembarques para esse segmento. Nas duas primeiras semanas todas as cabines do MSC Lírica foram preenchidas.
Domingo, você sabe. O cozinheiro sou eu! O costelão fogo de chão é uma receita tradicional.
O Litoral do Paraná se tornou oficialmente um destino dos cruzeiros internacionais. Nesta sexta-feira (1), a operadora MSC Cruzeiros inaugurou sua rota no Estado com a primeira parada do navio MSC Lirica no Porto de Paranaguá. Serão 15 escalas na temporada 2023/24.
O Paraná é organizado em 19 Regiões Turísticas e tem 220 municípios inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro. Novas leis aumentam as possibilidades de convênios com prefeituras e outras entidades para viabilizar investimentos necessários ao setor.
Expectativa é a criação de milhares postos de trabalho a partir destas negociações. Promovido em parceria com a secretaria estadual do Turismo, o evento foi realizado no Paraná de forma pioneira em água doce.
As contempladas foram Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, Terra dos Pinheirais, Vales do Iguaçu e Adetur Litoral. Os recursos, oriundos do tesouro estadual, podem ser utilizados pelas IGR’s para fomento das atividades da sua região ou até mesmo na divulgação dos destinos turísticos.
O secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, e o ministro do Turismo, Celso Sabino, apresentaram nesta terça-feira (21), em Cascavel, no Oeste do Estado, as ações do Fungetur (Fundo Geral de Turismo) e do Cadastur (Cadastro de Prestadores Turísticos), que passaram por adaptações recentes.
Domingo, você sabe. O cozinheiro sou eu! O Ossobuco é uma das melhores receitas.
Receita da Leitoa assada desossada recheada inteira.
Acompanhado de representantes da Secretaria do Turismo do Paraná, o ministro do Turismo, Celso Sabino, conheceu nesta segunda-feira três importantes atrativos turísticos da região dos Campos Gerais, no Paraná: o Parque Estadual de Vila Velha, o Buraco do Padre, o Museu de Ciências Naturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Parque Histórico de Carambeí.